Tema: Bem Estar
Cada equipe representará uma década, com todas as suas particularidades referentes ao bem estar.
- Década de 30
- Década de 50
- Década de 70
- Dias atuais
1. Objetivo Geral: O Projeto Gincana Cultural faz parte das atividades extracurriculares e visa proporcionar ao educando uma formação integral e humanitária, conscientizando-o da necessidade do respeito ao outro, da cooperação e da justiça por meio de atividades culturais, artísticas, científicas, esportivas, recreativas e filantrópicas.
2. Período de Realização:
- de 02 a 04 de maio
As atividades serão realizadas durante o período de aulas do dia e obedecerão a um programa pré-estabelecido.
3. Formação das Equipes: Serão formadas 4 (quatro) equipes, inicialmente identificadas pelas cores: amarela, azul, verde e vermelha.
As equipes terão alunos desde o 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Durante o desenvolvimento da gincana, as equipes participarão de atividades recreativas, culturais, artísticas e filantrópicas e competirão entre si, obedecendo às séries/ano a que pertencem ou aos subgrupos pré-estabelecidos.
1º subgrupo: 6os e 7 os anos
2º subgrupo: 8 os e 8as séries
3º subgrupo: 1as, 2 as e 3 as do Ensino Médio
Obs: Os alunos do 3ª série do Ensino Médio participarão como coordenadores das equipes e terão a responsabilidade de motivar, organizar e dinamizar o evento. Todos os custos são de responsabilidade da equipe e, para isso, serão recolhidos quinze reais de cada participante.
4. Atividades:
Apresentação das Delegações
Atividades Esportivas
Atividades Recreativas
Tarefas Rápidas
Atividades Científicas
Atividades Culturais / Artísticas
Atividades Filantrópicas
terceiro | cor | década | arquibancada (posição de quem fica de costas para a entrada principal) |
3A | verde | dias atuais | direita frente |
3B | vermelho | década de 70 | esquerda frente |
3C | azul | década de 30 | direita fundo |
3D | amarelo | década de 50 | esquerda fundo |
5. Descrição das atividades
Apresentação das delegações
Na quarta-feira 02/05, cada equipe deverá desfilar usando a camiseta confeccionada para o evento e apresentar sua delegação, composta por 29 membros da equipe sendo: 4 alunos de cada série/ano e 1 mascote. Uma única música servirá de fundo para todas as equipes durante o desfile da delegação. Após o desfile da delegação a equipe apresentará seu grito de guerra.
No dia da apresentação dessas atividades, a comissão julgadora avaliará também as camisetas das equipes e a organização das torcidas.
Critérios para avaliação:
· mascote: deve representar alguma invenção / descoberta que tenha contribuído para a melhoria da qualidade de vida da população na década representada pela equipe. ( 1 aluno)
· grito de guerra: deve retratar o tema da gincana, sem nenhum tipo de instrumento, a letra deve ser entregue aos jurados.
· camiseta: será avaliada a arte que deverá expressar o tema da gincana de forma criativa e original.
· torcida: serão avaliados o uso da camiseta, a organização, a harmonia e a participação na apresentação do grito de guerra.
Atividades esportivas (provas femininas e provas masculinas)
Essas atividades serão classificatórias e convertidas em pontos para a equipe seguindo o seguinte critério: vencedor masculino e vencedor feminino. Será considerado vencedor aquele que somar maior quantidade de pontos nas modalidades disputadas.
· Queimada feminino (somente para 6os e 7os anos) (40 meninas por equipe – 20 de cada série)
· Handebol masculino (somente para 6os e 7os anos) (14 meninos por equipe – 7 de cada série / )
· Handebol feminino (todos os subgrupos) (14 meninas– 7 de cada série p/ EF e 4 de cada série p/ EM e 2 livres)
· Futsal Masculino (todos os subgrupos) (10 meninos– 5 de cada série p/ EF e 3de cada série p/ EM e 1 livre)
· Tênis de Mesa (mas. / fem.) (todos os subgrupos) (2 alunos(as) - 1 por série p/ EF – 2 alunos do EM – qualquer série)
· Xadrez (mas. / fem.) (todos os subgrupos) (2 alunos(as) - 1 por série p/ EF – 2 alunos do EM – qualquer série)
· Biribol (mas. / fem.) (todos os subgrupos) (6 alunos(as) 3 de cada série p/ EF e 2 de cada série p/ EM - )
· Natação (mas. / fem.) (todos os subgrupos) (8 alunos; 4 de cada série p/ EF e 2 de cada série p/ EM 2 livres )
Obs. Todos os jogadores reservas participarão obrigatoriamente em um dos tempos da partida.
SEXTOS E SÉTIMOS ANOS | OITAVOS ANOS E OITAVAS SÉRIES | ENSINO MÉDIO |
Queimada Feminino | xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx | xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx |
Handebol masculino | xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx | xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx |
Handebol Feminino | Handebol Feminino | Handebol Feminino |
Fut-sal Masculino | Fut-sal Masculino | Fut-sal Masculino |
Tênis de Mesa – Masc. / Fem. | Tênis de Mesa Masc. / Fem. | Tênis de Mesa Masc. / Fem. |
Xadrez – Masc. / Fem. | Xadrez - Masc. / Fem. | Xadrez - Masc. / Fem. |
Biribol Masc. / Fem. | Biribol Masc. / Fem. | Biribol Masc. / Fem. |
Natação Masc. / Fem. | Natação Masc. / Fem. | Natação Masc. / Fem |
Atividades Recreativas (provas mistas -)
Os professores de Educação Física organizarão atividades recreativas de acordo com a realidade de cada colégio. Essas atividades serão classificatórias e convertidas em pontos para a equipe. Será considerado vencedor o que somar maior número de pontos ao final de todas as atividades desenvolvidas em cada subgrupo.
· chute a gol (5 meninos e 5 meninas para cada equipe – 5 de cada série EF / 3 de cada série EM + 1 livre)
· arremesso de basquete (5 meninos e 5 meninas para cada equipe - 5 de cada série EF / 3 de cada série EM + 1 livre)
· arremesso ao alvo (hand) (5 meninos e 5 meninas para cada equipe - 5 de cada série EF / 3 de cada série EM + 1 livre)
· corrida do saco família - com revezamento (4 meninos e 4 meninas para cada equipe –- 4 de cada série EF e 2 de cada série EM + 2 livres )
· cabo de guerra (5 meninos e 5 meninas para cada equipe - 5 de cada série EF / 3 de cada série EM + 1 livre)
· corrida da colher com circuito (3 meninos e 3 meninas para cada equipe - 3 de cada série EF / 2 de cada série EM)
Tarefa Rápida (somente no dia)
Todos os dias serão solicitados tarefas que deverão ser realizadas e entregues no horário estipulado pela comissão organizadora.
A equipe que apresentar primeiro a atividade ou tarefa solicitada vencerá. As demais receberão a pontuação conforme sua classificação (segundo, terceiro e quarto lugares)
A soma da pontuação das diversas tarefas solicitadas determinará o vencedor da tarefa rápida do dia.
Atividade Científica (uma prova por subgupo)
· Foguete de água (ver anexo)
· Torrecopos
· Pilha de blocos (ver anexo)
Atividades Culturais / Artísticas
· Esquete – Consulta Médica (Humor) (uma prova por equipe)
· Show musical – mínimo 5 alunos - (uma prova por equipe)
· Dança – mínimo 5 alunos de cada série EF / mínimo 4 de cada série p/ EM (uma prova por subgrupo)
· Quem sabe-sabe “Bem estar” - 10 alunos de cada série do EF – 6 de cada série p/ EM, dois livres (uma prova por subgrupo)
· Painel gigante (uma prova por equipe)
· Cheerleader - mínimo 15 alunos - (uma prova por equipe)
· Desfile (uma prova por equipe)
Esquete: Cada equipe deverá apresentar um esquete respeitando as seguintes regras:
· tema- Consulta Médica
· gênero humorístico
· tempo mínimo para a apresentação: três (03) minutos e máximo (05) minutos.
Show Musical
Cada equipe deverá interpretar duas músicas, com a participação obrigatória de, no mínimo cinco integrantes. As letras das músicas deverão ser entregues à comissão organizadora até dia 23/04. É de caráter obrigatório que uma das músicas escolhidas trate do tema bem estar. O tema da outra música é livre. Ao final de cada apresentação, cada equipe deverá justificar a sua escolha. Caso a música escolhida seja estrangeira, o grupo deverá entregar, juntamente com a letra, a sua tradução.
Dança
- Subgrupos 6º / 7º ano e 8º ano / 8ª série: cada subgrupo deverá preparar uma apresentação de dança de salão, com o ritmo a critério do grupo, com no mínimo 5 alunos de cada série.
- Subgrupo Ensino Médio: deverá preparar uma apresentação de dança de salão, com a música que represente a década da equipe, com no mínimo 4 alunos de cada série.
Obs. As equipes deverão se apresentar nos dias estipulados no cronograma. Os ensaios deverão ser realizados no colégio. Os coordenadores de equipe deverão trazer todo o material necessário para a realização dos ensaios e da atividade em todos os dias da gincana (nos dias 02, 03 e 04/05).
Nessa tarefa serão avaliados os quesitos performance e adequação do traje.
Quem sabe-sabe –“Bem estar”
Cada equipe participará com os subgrupos no Quem sabe sabe. Cada subgrupo será composto de 20 alunos. As questões abordarão temas como saúde e bem estar. Cada equipe terá um tempo para responder à questão e apresentar a alternativa escolhida.
Painel Gigante
Cada equipe deverá criar um painel, usando a estética do grafite, expressando o tema da gincana O Painel deverá ser confeccionado em madeirite (2,20m por 1,10m). A confecção deve se restringir ao ambiente da escola no período da gincana. A apresentação será feita para a comissão julgadora e posteriormente submetida à avaliação dos professores de Arte. Portanto, o resultado dessa prova somente será conhecido na semana seguinte. (ver anexo com informações sobre a estética do grafite)
Cheerleader
Cada equipe deverá apresentar um show de torcidas, com no mínimo 15 alunos. Cada equipe terá no máximo 03 minutos para cada apresentação. (ver anexo com informações)
Traje: meninas: collant, bermuda e saia / meninos: bermuda e camiseta
Desfile
Cada equipe deverá confeccionar uma peça de roupa masculina, uma feminina e um acessório a partir de peças de roupas usadas (camisas, calças, camisetas, lenços...). As peças deverão ser apresentadas para a comissão julgadora num desfile. O processo de confecção deve ser registrado por meio de fotos e o álbum deve ser mostrado para a comissão no dia do desfile. Para destacar as peças, os modelos (alunos que vão desfilar) deverão estar vestidos de preto.
Tarefas de antecedência.
Cada equipe deverá apresentar tarefas solicitadas com antecedência, conforme cronograma diário.
· SE VIRA NOS 30- Cada equipe terá trinta segundos para apresentar qualquer atividade que expresse criatividade e desafios.
· Cada equipe deverá apresentar os gêmeos mais idênticos
· Cada equipe deverá apresentar um casal de cônjuges (comprovando através de certidão de casamento), com a maior soma de idade entre eles.
· O melhor imitador do Élvis Presley (meninos) e da Lady Gaga (meninas). Cada equipe deverá apresentar um aluno e uma aluna caracterizados, dançando a música escolhida pela comissão organizadora do 3º EM (procurar link do youtube até 13 de abril e entregar para a orientação)
· Cada equipe deverá apresentar um sósia de uma celebridade. A equipe vencedora será a que apresentar o mais semelhante (trazer foto para conferência).
· Cabelo feminino mais comprido. Só alunas poderão participar dessa prova.
· Óculos de sol de maior tamanho, industrialmente produzido.
· Disco de Vinil – Cada equipe deverá apresentar o disco de vinil mais antigo. Há a necessidade da comprovação no disco ou em documento.
· Melhor cantor solo. Cada equipe deverá apresentar uma música sem instrumento musical, ou seja, a “capela”. Não há a necessidade de ser aluno.
Observação: Cada tarefa de antecedência deverá ser apresentada exatamente no horário previsto, havendo apenas cinco (05) minutos de tolerância. A equipe que ultrapassar esse prazo estará automaticamente desclassificada da pontuação da tarefa de antecedência solicitada (por atraso).
Atividade filantrópica 1 - Rifa
Cada equipe deverá vender no mínimo 01 (um) talão de rifa por aluno, objetivando uma ação concreta de solidariedade. Se a equipe não vender a quantidade mínima estabelecida a pontuação será de 50 pontos e em caso de não ser vendida metade dessa quantidade a equipe não receberá pontuação na atividade filantrópica. Todavia, após a venda da quantidade mínima, a cada 15 talões vendidos cada equipe receberá um bônus de 25 pontos.
Observação: O número mínimo de talões que cada equipe deverá vender dependerá do número de participantes por equipe, um talão para cada participante.
Atividade filantrópica 2- Arrecadação de material de higiene e alimentos não perecíveis
Cada equipe deverá arrecadar material de higiene e/ou alimentos não perecíveis objetivando uma ação concreta de solidariedade. Os produtos deverão ser trazidos apenas nos dias 02, 03 e 04 de maio. No início da manhã, o material arrecadado deverá ser levado para uma sala determinada (3º andar) e no horário das 12 às 13 horas uma equipe pré-determinada deverá levar a arrecadação para o camarim rosa (teatro).
Observações:
- Cada equipe deverá dispor de três coordenadores para separar os alimentos e acompanhar a contagem e a pontuação, no dia 4/5, a partir das 14 horas.
- A pontuação seguirá as orientações das tabelas abaixo. Vale lembrar que essas pontuações tem por finalidade determinar a classificação das equipes (1º, 2º, 3º e 4º lugar).
ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS | PONTUAÇÃO |
a- Macarrão (pct 500 g) | 01 ponto |
b- Açúcar (1 quilo) | 02 pontos |
c- Óleo (1 litro) | 03 pontos |
d- Arroz (1 quilo) | 02 pontos |
e- Feijão (1 quilo) | 03 pontos |
f- Leite em pó (200 g) | 03 pontos |
g- Pó de café (500 g) | 06 pontos |
h- Achocolatados (500 g) | 03 pontos |
i- Bolacha (pct de 200 g) | 02 pontos |
j- Extrato de tomate (340 g ) | 02 pontos |
k- Ervilha / milho em conserva | 02 pontos |
l- Farinha de mandioca (500 g) | 02 pontos |
m- Farinha de milho (500 g) | 03 pontos |
n- Farinha de trigo (500 g) | 03 pontos |
o- Gelatina (duas unidades) | 01 ponto |
MATERIAL DE HIGIENE | PONTUAÇÃO |
a - detergente liquido / desinfetante – 500 ml | 01 ponto |
b - sabão em pedra 400 g | 02 pontos |
c - sabão em pó – 01 Kg | 05 pontos |
d - papel toalha – 01 embalagem com 02 rolos | 05 pontos |
e - papel higiênico – 04 rolos de 30 metros | 05 pontos |
f - água sanitária – 1 litro | 01 ponto |
g - esponja para cozinha – duas unidades | 01 ponto |
h - pano de chão (saco alvejado) 1 unidade | 01 ponto |
i - saco de lixo (100 quilos) pct com 10 unidades | 02 pontos |
j - multiuso (ex: Veja) 500 ml | 02 pontos |
k - rodo (com cabo) - 1 unidade | 03 pontos |
l - vassoura (com cabo) – 1 unidade | 04 pontos |
m - absorvente geriátrico pct com 8 unidades | 04 pontos |
n - fralda geriátrica (Média/Grande) pct com 8 unidades | 08 pontos |
Obs- Os produtos não listados serão pontuados pela | comissão organizadora |
Atividade filantrópica 3 - Doação de sangue
Nessa prova, a equipe pontuará apenas se atingir um mínimo de 10 (dez) doadores, com comprovante datado do mês de abril em diante. A classificação de cada equipe dependerá do número de doadores. (ver no anexo sugestão de doação).
- Regulamento Geral
· Todas as regras estipuladas em cada atividade serão rigorosamente aplicadas.
· A equipe que apresentar qualquer manifestação que venha a denegrir, atrapalhar e tirar o brilho da competição, em qualquer situação, será julgada pela Comissão Organizadora, podendo sofrer, se necessário, perda de pontos, ou mesmo, ser desclassificada da competição.
· O material necessário para o cumprimento das tarefas será responsabilidade de cada equipe.
· Deverá ser evitado o uso de material não reciclável.
· Cada equipe será responsável pela manutenção diária da ordem e da limpeza do espaço a ser utilizado.
· O vencedor geral da competição será a equipe que somar o maior número de pontos.
· Caso seja detectado falta de envolvimento por parte de um aluno ou de um grupo de alunos, a Comissão Julgadora deverá analisar o fato e o(s) aluno(s) poderá(ão) sofrer sanção com perda de pontuação individual.
· O aluno que tiver, durante o período de realização da Gincana Cultural, 1 (uma) ausência justificada por motivo de saúde (mediante apresentação de atestado médico) deverá entregar um trabalho individual correspondente à atividade realizada no dia.
· O aluno que tiver 2 ou 3 faltas justificadas (com apresentação de atestado médico), e por esse motivo não participar de nenhuma atividade da Gincana Cultural não receberá pontuação pela Gincana, tendo portanto sua média de desempenho calculada apenas com as notas obtidas nas atividades.
· O aluno que faltar nas atividades da gincana, sem justificativa, terá sua média de desempenho calculada com a nota zero da gincana.
A pontuação de cada atividade, com exceção das atividades filantrópicas, será a seguinte:
- 1º lugar = 100 pontos
- 2º lugar = 80 pontos
- 3º lugar = 60 pontos
- 4º lugar = 50 pontos
A pontuação para as atividades filantrópicas:
- 1º lugar – 200 pontos
- 2º lugar – 160 pontos
- 3º lugar – 120 pontos
- 4º lugar – 100 pontos
Obs-
- O não cumprimento de uma das tarefas não filantrópicas acarretará perda de 100 pontos na classificação geral, além da não participação da contagem de pontos na atividade.
- A não realização de uma das tarefas filantrópicas acarretará perda de 200 pontos na classificação geral, além da não participação da contagem de pontos na atividade.
- Quaisquer particularidades que porventura não constem deste regulamento, serão analisadas e julgadas pela comissão organizadora do evento.
Nota dos alunos:
Independente da classificação das equipes na Gincana Cultural, os alunos participantes serão pontuados na avaliação formativa, seguindo os critérios abaixo:
de 2940 em diante | 7,0 pontos |
de 2520 a 2930 | 6,0 pontos |
de 2100 a 2510 | 5,0 pontos |
até 2090 | 4,0 pontos |
A nota atribuída à participação da equipe na gincana fará média com a nota de desempenho do 2º bimestre, de cada disciplina.
7- Cronograma
Quarta- feira (02/05)
-7h30- Desfile de Abertura
-8h30 - Cheerleaders (quadra)
Sextos e Sétimos anos | Oitavos anos e Oitavas Séries | Médio |
8h45 - Atividades Esportivas (quadras e piscina) | 8h45 - Atividades Recreativas / Tarefas rápidas / Atividades científicas (quadra externa / circo / pátio branco) | 8h45min - Quem sabe-sabe 10h15min – Dança (auditório) |
- 9h45 – intervalo
- 11 horas – desfile (auditório)
- 11h30- Apresentação das Tarefas de Antecedência (auditório)
- gêmeos idênticos
- imitador do Élvis e Lady Gaga
- óculos
Quinta-Feira (03/05)
Sextos e Sétimos anos | Oitavos anos e Oitavas Séries | Médio |
7h30 - Atividades Recreativas / Tarefas rápidas / Atividades científicas (quadra externa / circo / pátio branco) | 7h30min - Quem sabe-sabe 8h30min – Dança (auditório) | 7h30 - Atividades Esportivas (quadras e piscina) |
- das 9h30 às 10 horas - intervalo
- 10 horas- Esquete (auditório)
- 11 horas- apresentação do painel gigante (auditório)
- 11h30min- Apresentação das Tarefas de Antecedência (auditório)
- casal mais velhos
- disco vinil
- Cantor solo
- 12h15min – torcida para as atividades esportivas (quadra)
Sexta-Feira (04/05)
Sextos e Sétimos anos | Oitavos anos e Oitavas Séries | Médio |
7h30min - Quem sabe-sabe 8h15min – Dança (auditório) | 7h30 - Atividades Esportivas (quadras e piscina) | 7h30 - Atividades Recreativas / Tarefas rápidas / Atividades científicas (quadra externa / circo / pátio branco) |
- 9 horas - intervalo
- show musical (auditório)
- 9h30 - equipe amarela
- 10h - equipe azul
- 10h30 – equipe verde
- 11h – equipe vermelha
- 11h30- Apresentação das Tarefas de Antecedência (auditório)
- sósia
- cabelo mais comprido
- Se vira nos 30
- 12h15 –Encerramento (últimos recados – parabenizar a todos – homenagem ao terceiro
QUADRO DE PONTUAÇÃO DA GINCANA CULTURAL- 2012
ATIVIDADES | 1º lugar | 2º lugar | 3º lugar | 4º lugar |
camiseta | 100 | 80 | 60 | 50 |
Mascote | 100 | 80 | 60 | 50 |
Organização da torcida | 100 | 80 | 60 | 50 |
Grito de guerra | 100 | 80 | 60 | 50 |
Atividades Recreativas- 6os e 7os anos | 100 | 80 | 60 | 50 |
Atividades Recreativas- 8os e 8as séries | 100 | 80 | 60 | 50 |
Atividades Recreativas - Ensino Médio | 100 | 80 | 60 | 50 |
Atividades Esportivas - 6os e 7os anos | 100 | 80 | 60 | 50 |
Atividades Esportivas - 8os e 8as séries | 100 | 80 | 60 | 50 |
Atividades Esportivas - Ensino Médio | 100 | 80 | 60 | 50 |
Show Musical | 100 | 80 | 60 | 50 |
Painel gigante | 100 | 80 | 60 | 50 |
Tarefas Rápidas – quarta-feira | 100 | 80 | 60 | 50 |
Tarefas Rápidas – quinta-feira | 100 | 80 | 60 | 50 |
Tarefas Rápidas – sexta-feira | 100 | 80 | 60 | 50 |
Esquete | 100 | 80 | 60 | 50 |
Dança- quarta-feira | 100 | 80 | 60 | 50 |
Dança- quinta-feira | 100 | 80 | 60 | 50 |
Dança- sexta-feira | 100 | 80 | 60 | 50 |
Tarefas de Antecedência - quarta-feira | 100 | 80 | 60 | 50 |
Tarefas de Antecedência - quinta-feira | 100 | 80 | 60 | 50 |
Tarefas de Antecedência - sexta-feira | 100 | 80 | 60 | 50 |
Quem sabe-sabe – 6os e 7os anos | 100 | 80 | 60 | 50 |
Quem sabe-sabe – 8os e 8as séries | 100 | 80 | 60 | 50 |
Quem sabe-sabe – Ensino Médio | 100 | 80 | 60 | 50 |
Cheerleaders | 100 | 80 | 60 | 50 |
Desfile | 100 | 80 | 60 | 50 |
Foguete de água - 6os e 7os anos | 100 | 80 | 60 | 50 |
Foguete de água - 8os e 8as séries | 100 | 80 | 60 | 50 |
Foguete de água - Ensino Médio | 100 | 80 | 60 | 50 |
Torrecopos - 6os e 7os anos | 100 | 80 | 60 | 50 |
Torrecopos - 8os e 8as séries | 100 | 80 | 60 | 50 |
Torrecopos - Ensino Médio | 100 | 80 | 60 | 50 |
Pilha de blocos - 6os e 7os anos | 100 | 80 | 60 | 50 |
Pilha de blocos - 8os e 8as séries | 100 | 80 | 60 | 50 |
Pilha de blocos - Ensino Médio | 100 | 80 | 60 | 50 |
Atividade Filantrópica 1 | 200 | 160 | 120 | 100 |
Atividade Filantrópica 2 | 200 | 160 | 120 | 100 |
Atividade Filantrópica 3 | 200 | 160 | 120 | 100 |
Total de pontos possíveis | 4200 pontos |